terça-feira, março 16, 2010

Manter talentos

Li este artigo no Correio do Povo de hoje. Adorei.


Antonio Cesar Gargioni Néry

Atrair e manter talentos não significa apenas oferecer salários compatíveis com o mercado e um outro benefício, como vale-refeição, plano-saúde e seguro de vida. De formas diferentes, as empresas estão elaborando e implantando políticas cujo objetivo é envolver os melhores funcionários no cumprimento das metas, remunerando-os de acordo com os resultados e chamando alguns para terem participação no capital da empresa. Segundo uma pesquisa da Deloitte, "um número crescente de pequenos e médios empresários está descobrindo que recursos bem aplicados em gente voltam na forma de crescimento". Ao distribuir lucros e permitir a entrada de funcionários na sociedade, algumas empresas adotam o que há de mais avançado em atração de talentos hoje em dia. A premissa é que não basta contratar pessoas capacitadas se elas não estiverem totalmente comprometidas com as metas da empresa. O consultor William Bull, da subsidiária brasileira da Mercer, empresa americana de recursos humanos, vê com bons olhos a iniciativa de alçar aqueles que fazem a diferença para dentro da sociedade. É comum dar presentinhos como reconhecimento, mas isso tem um alcance pontual, diz Bull. É preciso que os atrativos sejam alinhados a uma política de gestão de pessoas e esta, a metas de longo prazo. Não basta, portanto, oferecer dinheiro, que gente realmente talentosa tem em alta conta aspectos que, dependendo do momento da carreira, podem valer mais que salário. Trabalhar onde há alta concentração de outros talentos, por exemplo, é muito importante. Gente inteligente procura gente inteligente, afirma Augusto Costa, diretor da subsidiária brasileira Manpower, uma das maiores empresas em recursos humanos do mundo. Muitos profissionais aceitam salários defasados por um tempo apenas para aprender com os "cérebros". Para pessoas talentosas aprendizado contínuo é fundamental, pois precisam ter contato com situações novas que os ajudem a ter ideias que possam se materializar para a empresa em que trabalham. É por isso que o pagamento de cursos de especialização e MBA é tão valorizado pelos bons profissionais. Especialistas afirmam que um bom curso pode ser mais atraente que planos de previdência privada e seguros de vida. As pequenas empresas estão descobrindo isso.

Um número crescente de companhias menores tem se esforçado para pagar a seus funcionários-chave os melhores cursos do mercado, mesmo que sejam no exterior. O mercado, por meio dos consultores, sabe que os bons funcionários querem se tornar melhores e quanto mais cerebral é o trabalho desenvolvido por uma empresa, mais ela depende de melhores cabeças.

Talento é alguém com competência natural ou uma habilidade específica para algum tipo de tarefa importante para o desenvolvimento da empresa.

economista