terça-feira, março 09, 2010

Novos consumidores

Foi lançado o desafio. Descobrir quem são os novos consumidores. E atendê-los como eles desejam. Mas como fazer isso numa realidade tão mutante? Aí é que entra o tal desafio. Vamos pensar. Olhar à nossa volta e ver como está o mercado. E daí então podemos pensar no que fazer. Ou pelo menos imaginar.

Eis os fatos: 1) Estamos sempre correndo. Contra o tempo, contra a balança, contra a idade, contra o atraso. Queremos tudo imediatamente, numa rapidez que, muitas vezes, nem o próprio tempo permite. 2) Estamos cada vez mais exigentes. Queremos produtos de qualidade, duráveis e que nos satisfaçam por completo. 3) Nesta mesma linha, procuramos por produtos diferenciados. Se pudermos customizá-los, deixá-los com a nossa cara, melhor ainda. 4) Temos muitas opções. Somos bombardeados por informações. Como escolher (e saber) qual a melhor tevê? E o melhor computador? O celular então? 5) Valorizamos boas marcas, não tem como negar. Vivemos numa realidade que nome é muito. Senão tudo. 6) Mas e mesmo com toda “pompa” das marcas, queremos pagar um preço justo. Que satisfaça as nossas expectativas quanto ao produto. - Tudo isso também vale para serviços. Mas produto parece uma coisa mais tangível para exemplificar.

E agora? Diante de tantas exigências, no quê pensar primeiro? O primeiro passo é escolher os clientes. O quê? E deixar outros de lado? Sim! Não que precise expulsá-los, escanteá-los. Não é isso. É somente uma questão de prioridades. Quem é mais importante para a sua empresa? Quem vale mais? A partir daí, é hora de conhecê-los. Ver quais suas preferências, em quais fatos acima eles se encaixam e traçar os objetivos. As formas para conhecê-los? São várias. A melhor? É a velha conhecida “botar a barriga no balcão” e olhar nos olhos, observá-los e tentar entendê-los.