quarta-feira, outubro 05, 2011

Outras verdades de ser mãe...

Que ser mãe é a melhor coisa do mundo, um amor inexplicável e blá blá blá, todo mundo já sabe. E hoje eu resolvi escrever sobre um lado do “ser mãe” que muita gente não sabe (e acho que só quem é mãe sabe mesmo).

Mas como tudo na vida, eu tenho certeza que passa. É uma fase, mas a realidade nos primeiros meses é a seguinte:

Cheiro: aquele cheirinho bem bom de cremes, óleos, desodorantes e tudo mais não vai mais existir. O cheiro que uma mãe passa a ter é de azedo. Sim, o leite vaza toda hora e o nenê, depois de mamar, vomita um pouquinho. E como a mãe que quase sempre tá com ele no colo...

Sono: esse é o mais falado pelos pais de primeira viagem. Sim, aquele sono bem bom, os famosos “mais 5 minutinhos” para levantar e os sonhos de uma noite inteira NÃO EXISTEM MAIS. O que existe é fechar os olhos e abrir a qualquer momento, com qualquer suspiro do nenê. Sem contar as mamadas, que te acordam de 3h em 3h.

Corpo: ah, o nosso corpo. Descobrimos que estamos grávidas e ficamos torcendo pra barriguinha aparecer logo. Daí a barriga cresce, aparece...e se apega. Sim, o nenê nasce e a barriga (e nisso leia-se culotes também) murcha um pouco, mas fica ali. Parece que ela não quer te abandonar, porque sabe que tu vai sentir saudade da barriguinha de grávida...

Lingeries: sabem aquelas calcinhas lindas, de lacinhos, pequeninhas e bonitinhas? Podem deixar elas bem no fundo da gaveta, porque elas não serão usadas pelo menos nos primeiros 2 meses (o período onde me encontro). A gaveta fica recheada de cintas, de calcinhas bejes e enormes, que apertam a alma e um pouco mais. Ah e não posso esquecer dos sutiãs. Bolhas? Tomara que caia? Psss...usamos uns sutiãs que abrem na frente e que ou são bejes, brancos ou de bolinhas. E no começo, na primeira escapada de leite, lavamos e colocamos para secar. Depois, ah, depois seca sozinho e vai prá água pelo menos depois de umas 3 escapadas.

Sexo: o que é isso mesmo? Quando foi a última vez? Sim, nos perguntamos essas coisas. É até um pouco triste e delicado falar sobre isso, mas é a mais pura verdade. O cansaço toma conta do corpo e o que a gente mais quer é ir pra cama...e dormir!

Amamentar: a gente só gosta mesmo de dar mamá depois de uns 20 dias. Porque no começo dói. Dói muito. O meu peito saiu sangue, caiu pedaço. E daí entra o amor. Só com muito amor pra agüentar, porque é uma dor inexplicável. E salve as cascas de mamão. Depois passa. E às vezes volta, mas daí o corpo (e a mente) já estão acostumados e é (quase) só alegria. Ver o rostinho do teu filho ali, tão pertinho, olho no olho, nos faz esquecer tanta dor.

Essas são algumas verdades que nós, mães, passamos no início de tudo. Claro, é um relato da minha experiência, não quer dizer que todas vão passar por isso. Mas tudo vale a pena sim. Não é conversa mole.

Depois de um tempo, a gente não dá mais bola pro “azedinho”, aprendemos a dormir poucas horas e não sentimos tanto sono, comemoramos cada grama perdida na balança, acabamos gostando das calcinhas altas e apertadas, que modelam um pouco o corpo, esperamos pelo dia que vai dar tempo de ficar “a sós” com o papai e amamos quando ele “pede mamá”. Ser mãe é isso. E muito mais.